Risco de Crédito
O que é
É a possibilidade de perdas associadas ao não cumprimento das obrigações financeiras nos prazos e condições contratuais por parte do tomador.
Nossas ações
A estrutura de gerenciamento de risco de crédito é formada por sete agentes: Comitê de Crédito, Conselho de Administração e as áreas de Risco de Crédito, Análise de Crédito, Jurídica, Controle de Contratos e Auditoria Interna.
Cada área, e suas responsabilidades, estão descritas abaixo:
Comitê de Crédito
Define os limites de crédito dos grupos econômicos, além de acompanhar e avaliar a carteira e os níveis de concentração e de risco. É responsável pela execução de políticas de crédito regentes e pela definição de prazos para a resolução de problemas derivados de operações de crédito em atraso, deterioração de garantia, podendo, por exemplo, determinar quando se inicia uma ação de cobrança judicial.
Conselho de Administração
É responsável por acompanhar e aprovar, no mínimo uma vez ao ano, políticas e limites de risco.
Área de Risco de Crédito
Tem o compromisso de acompanhar o risco de crédito das operações, de acordo com as regras e metas do Banco. Suas responsabilidades incluem monitorar, identificar, mensurar, controlar e reportar o risco de crédito das operações e assegurar que os limites determinados pelo Banco sejam cumpridos. A área, subordinada ao diretor de Risco, é responsável ainda por analisar as informações de risco individual de cada operação e consolidado da carteira e produzir relatórios que são utilizados nas resoluções do Comitê de Crédito.
Área de Análise de Crédito
É responsável pela avaliação do risco de crédito de grupos econômicos com os quais o Banco mantém ou considera manter relações de crédito.
Área Jurídica
Estima e determina todos os contratos consolidados entre o Banco e seus clientes. Também é a área responsável por analisar e coordenar medidas e ações para a recuperação de crédito ou proteção de direitos judiciais.
Área de Controle de Contratos
Analisa as operações de crédito em duas frentes: se preenchem os requisitos estipulados na Proposta de Limite de Crédito (PLC) e se a constituição das garantias está correta. Também é encarregada de emitir os contratos estipulados entre o Banco e seus clientes.
Área de Auditoria Interna
Avalia e monitora permanentemente as unidades de negócios e processos de concessão de crédito do Banco, certificando-se de que estão de acordo com nossas políticas internas de governança e gestão de riscos.