Glossário

Alocação

Distribuição dos recursos disponíveis para investimento em diferentes ativos de modo a obter o maior ganho possível com o menor risco.

Ativos Líquidos

Bens e direitos negociáveis e conversíveis em espécie.

Backtesting

Procedimento para validar modelos financeiros com base na performance dos mesmos no passado. Dessa forma, é possível avaliar quão bem determinado modelo se saiu no passado e, com isso, ter alguma expectativa sobre seu desempenho futuro.

CAGR

Compound Annual Growth Rate, ou taxa de crescimento anual composta, é um indicador para avaliar a rentabilidade média de um investimento em determinados períodos de tempo.

Caixa Livre

Composta por disponibilidades, aplicações em operações compromissadas, aplicações em depósitos interfinanceiros, aplicações em moeda estrangeira e títulos públicos classificados como livres.

Captação Total

Composta por depósitos à vista, a prazo, interfinanceiros, letras financeiras, letras de crédito do agronegócio, letras de crédito imobiliário, obrigações por empréstimos no exterior e pre-export.

Carteira de Crédito Expandida

Operações de crédito e operações com risco de crédito (debêntures, notas promissórias, cédulas de produto rural e bonds).

CEO

Chief Executive Officer é o termo em inglês para diretor executivo. O CEO é a pessoa de maior autoridade na empresa, e o cargo está no topo da hierarquia da instituição.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Título disponibilizado por instituições financeiras aos clientes como opção de investimento, cuja remuneração pode ser pré ou pós-fixada.

Certificado de Depósito Interbancário (CDI)

Título emitido por instituições financeiras com o objetivo de realizar operações de empréstimo entre si, em uma modalidade de curtíssimo prazo, normalmente de um dia.

Compliance

Estar em compliance significa agir em conformidade com as leis, regulamentações, políticas e diretrizes, garantindo um comportamento ético e transparente.

Controle de Suitability

Controle do perfil do investidor para assegurar que os investimentos em ativos financeiros solicitados são compatíveis com seus objetivos e sua tolerância ao risco.

Debêntures

São títulos representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores direito de crédito contra a empresa emissora.

Declaração de Apetite por Riscos (Risk Appetite Statement – RAS)

A RAS formaliza os tipos de riscos aos quais a instituição está exposta ao realizar suas atividades, bem como o seu apetite a cada um desses riscos. O objetivo é estabelecer um processo de governança eficaz, de forma a alinhar os interesses da instituição com os riscos efetivamente praticados.

Derivativo

Instrumento financeiro que tem o preço derivado do preço de um ativo, de uma taxa de referência ou até de um índice de mercado.

Tipo 1 | Contratos a termo: se compromete a comprar determinada quantidade de uma mercadoria ou ativo financeiro por um preço preestabelecido no momento da negociação, para liquidação em data já definida. Pode ou não sofrer ajustes periódicos.

Tipo 2 | Contratos futuros: são semelhantes ao contrato a termo, estando a diferença no formato de liquidação. Nos contratos futuros, existe o ajuste diário, isto é, as operações são ajustadas todos os dias em função da variação do preço futuro do ativo de referência do contrato de um dia para o outro.

Tipo 3 | Opções: referem-se ao direito de comprar ou vender um ativo por um preço fixo numa data futura.
Para obter esse direito é necessário pagar um valor a quem vendeu.

Tipo 4 | Swaps: acordos em que dois investidores negociam a troca de rentabilidade entre dois ativos ou taxas.

Disponibilidades

Compõem o caixa livre e são compostas pelos ativos mais líquidos do balanço.

Dívida Subordinada

Corresponde ao instrumento de dívida que possui cláusula de subordinação, ou seja, na hipótese de liquidação ou falência da instituição emissora, os credores desses títulos apenas receberão os seus créditos depois que forem pagos todos os demais credores.

DPGE

O Depósito a Prazo com Garantia Especial é um produto de renda fixa utilizado por instituições financeiras na captação de recursos. Bancos comerciais, múltiplos, de desenvolvimento e investimento, as sociedades de crédito, financiamento e investimento e as caixas econômicas são as instituições autorizadas a emitir esse título, que conta com garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Gestão Ativa

A Gestão Ativa de fundos de investimento tem o objetivo de gerar uma rentabilidade superior a um índice de referência, o benchmark. Para isso, o gestor analisa ativos e seleciona aqueles que vão compor a carteira do fundo.

Índice de Basileia

Índice que mede o grau de alavancagem de uma instituição financeira.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Títulos emitidos por instituições financeiras que remuneram o investidor por um prazo determinado ao momento do investimento e são fonte de recursos para participantes do agronegócio. O investidor empresta seu dinheiro para receber corrigido no futuro.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Funciona da mesma forma que a LCA, sendo no entanto direcionada ao mercado de crédito imobiliário.

Letra Financeira (LF)

As LFs têm como objetivo alongar o prazo de captação das instituições financeiras. Podem ser emitidas por bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos de investimento, sociedades de crédito, financiamento e investimento, caixas econômicas, companhias hipotecárias e sociedades de crédito imobiliário, e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A remuneração pode ser por taxa de juros fixa ou flutuante; as LFs admitem pagamento periódico de rendimentos em intervalo de, no mínimo, 180 dias. Têm prazo mínimo de emissão de 24 meses.

Limites Operacionais

Todo e qualquer limite ao qual a instituição esteja sujeita, seja para atender a exigências regulatórias ou para enquadramento às políticas internas.

Operações Compromissadas

Operações nas quais o banco vende ou compra um ativo na data de hoje e se compromete a revender ou recomprar o mesmo ativo em uma data futura pelo preço da operação de hoje acrescido de uma taxa de juros. Dessa forma, equivalem a uma espécie de depósito com garantia.

Organismos Multilaterais

Também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em conjunto para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança e infraestrutura. Como exemplo temos a ONU, a OMS, o IDB, a IFC, a Proparco e a DEG.

Passivos

Conjunto de obrigações devidas de determinada empresa, entre as quais dívidas, contas a pagar e receitas diferidas, por exemplo.

PDD

É a sigla para Provisão de Devedores Duvidosos. Trata-se de uma reserva que equivale à expectativa de perda de ativos por inadimplência de clientes.

Retorno sobre Patrimônio Líquido Médio (ROAE)

ROAE é a sigla em inglês para Return on Average Equity. Este indicador mede a capacidade de uma empresa de agregar valor a partir de seus próprios recursos e do dinheiro de investidores.Trata-se do retorno total do lucro líquido, medido como porcentagem do patrimônio líquido dos acionistas.